VOLTA REDONDA - O deputado federal General Eduardo Pazuello (PL-RJ) esteve em Volta Redonda nesta quarta-feira (24) para uma reunião com o prefeito Antonio Francisco Neto. O encontro teve como foco o fortalecimento e a ampliação de projetos voltados à área da saúde no município, com destaque para iniciativas de prevenção e diagnóstico precoce de doenças crônicas e oncológicas.
A reunião contou ainda com a participação da médica oncologista Luciana Francisco Netto, coordenadora dos projetos LAO e PREVENIR; da também coordenadora Nathalia Almeida; e do engenheiro de projetos Carlos José Freire. Durante o encontro, foram apresentados os resultados já alcançados pelos programas implementados na cidade.
Entre as ações destacadas, estão o PREVENIR 50+, iniciativa focada na prevenção e rastreamento de câncer de mama, intestino e pulmão, além do controle de doenças como diabetes mellitus e hipertensão arterial; o LOA-VR (Linha de Atenção Oncológica de Volta Redonda), que visa organizar e agilizar o diagnóstico de pacientes com câncer, tornando o atendimento mais eficiente; e o PREVENIR Rastreio Organizado, baseado em modelos internacionais de excelência, como o do Canadá, voltado para o rastreamento sistemático do câncer de colo do útero e de mama.
De acordo com Pazuello, o investimento em ações com foco na prevenção e diagnóstico precoce representa um avanço significativo para o Sistema Único de Saúde (SUS) e pode servir de modelo para outras cidades brasileiras. Ele afirmou que “o investimento em projetos com protocolos para busca ativa precoce gera grande impacto positivo no SUS. Nosso compromisso é apoiar Volta Redonda para que seja referência em projetos de saúde pública no Brasil”.
Durante a visita, Pazuello também reforçou a destinação, já anunciada, de R$ 2.570.000,00 por meio de emenda parlamentar para a aquisição de um tomógrafo de 32 canais, equipamento que vai fortalecer a estrutura de diagnóstico por imagem da rede municipal de saúde.