A Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) de Volta Redonda alcançou a marca de 100 jovens beneficiados pelo projeto “Além da Escola”, lançado no último mês de junho. Pela iniciativa, jovens de 15 a 24 anos, estudantes do município ou assistidos pelas unidades do Cras (Centros de Referência de Assistência Social), participam de palestras, oficinas e conteúdos digitais que abordam temas extracurriculares fundamentais para o desenvolvimento pessoal, emocional, educacional e profissional.
A iniciativa debate temas como escolha de carreira e projeto de vida, educação financeira, empreendedorismo, saúde mental e física, hábitos e autodisciplina, que, apesar de fundamentais, nem sempre conseguem ser trabalhados com profundidade no dia a dia escolar. A ação da Sejuv funciona como um apoio nesse processo, criando espaços de diálogo, reflexão e orientação prática, que ajudem os jovens a lidarem melhor com seus desafios, tomarem decisões com mais consciência e se desenvolverem de forma mais completa.
“O ‘Além da Escola’ é um projeto feito para que os nossos jovens descubram novos caminhos, talentos e oportunidades. Mais do que complementar a sala de aula, ele abre portas para a convivência, para a criatividade e para o futuro. Acreditamos que cada jovem merece apoio para sonhar alto e realizar seus projetos de vida”, afirmou o secretário da Juventude de Volta Redonda, Munir Francisco Filho.
Entre os objetivos do projeto estão contribuir com o processo de escolha profissional e vocacional dos jovens; promover a reflexão sobre autoconhecimento, propósito, identidade e futuro; estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis, disciplina e organização; trabalhar a saúde mental e emocional de forma acessível e acolhedora; introduzir temas como educação financeira e empreendedorismo; e estimular o entendimento de como esse aluno aprende e potencializar sua aprendizagem.
Em pouco mais de três meses, o “Além da Escola” já esteve nos Cras Eucaliptal e Caieiras; no Colégio Estadual Barão de Mauá, no Jardim Paraíba; no Colégio Estadual Presidente Roosevelt, no Conforto; no Colégio Espaço Verde, na Vila Santa Cecília; e mais recentemente, na última terça-feira, dia 23, no Colégio Santos Dumont, no bairro Niterói.
As atividades são coordenadas pelos professores Daniel Valim Berriel da Cruz e Luizugo Romão de Oliveira. A equipe da Sejuv Volta Redonda é representada pelos assessores Agatha Martins e Vinícius Carvalho.