Vinte e oito pacientes foram atendidos no último sábado (27) no Hospital São João Batista (27), em Volta Redonda, em mais um mutirão de cirurgias realizado pela unidade hospitalar. Desse total, 25 passaram por cirurgias de catarata, realizadas pelo dr. Filipe Borges.
Com idades entre cinco e 93 anos, eles foram submetidos à facoemulsificação com implante de lente intraocular (LIO), que é cirurgia indicada para tratar a catarata, opacidade do cristalino que prejudica a visão. Durante o procedimento, o cristalino opaco é fragmentado e aspirado por ultrassom. Em seguida, uma lente intraocular é implantada para restaurar a transparência visual. Realizada com anestesia local, a cirurgia dura de 15 a 30 minutos. Indicada para perda visual significativa, a técnica também corrige miopia e astigmatismo. A recuperação é rápida, com cuidados no pós-operatório para evitar complicações.
Demais atendimentos
Outros três procedimentos foram realizados pelo dr. Vinícius. Um paciente de 33 anos passou por colecistectomia videolaparoscópica, procedimento minimamente invasivo para remover a vesícula biliar, órgão responsável por armazenar a bile. Por meio de pequenas incisões no abdômen, é inserida uma câmera que guia o cirurgião na retirada da vesícula, evitando cortes grandes. Essa técnica reduz dores pós-operatórias, cicatrizes e acelera a recuperação, sendo o método preferido para tratar cálculos e outras doenças da vesícula com segurança e eficiência. Um outro paciente, de 58 anos, foi submetido à cirurgia de fistulectomia perianal.
A última cirurgia foi uma hernioplastia inguinal direita, que corrige a hérnia na região da virilha do lado direito, realizada em um paciente de 60 anos. O procedimento consiste em reposicionar órgãos ou tecidos que ficaram presos na parede abdominal enfraquecida e reforçar essa musculatura com uma tela para evitar recidivas. Ela pode ser realizada por técnica aberta ou videolaparoscópica, sendo esta última minimamente invasiva, com menor dor e recuperação mais rápida. A cirurgia é essencial para prevenir complicações graves.
Sobre o mutirão de cirurgias
Os mutirões cirúrgicos do Hospital São João Batista fazem parte de uma estratégia para ampliar o acesso à saúde em Volta Redonda, aumentando significativamente o número de procedimentos realizados na cidade. A iniciativa beneficia pacientes que aguardam por cirurgias eletivas e garante atendimento eficiente para casos de emergência. Como unidade de pronto atendimento, o HSJB consegue equilibrar os procedimentos agendados com as urgências médicas, promovendo maior agilidade e eficiência no atendimento à população do município.
“Palavras são poucas para agradecer ao excepcional trabalho feito pelos profissionais do São João Batista. Graças ao esforço de todos, ele voltou a ser referência no município e toda a região, e fico muito feliz de ver tantas pessoas que passam a ter melhor qualidade de vida devido a esses mutirões”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto, que também foi submetido a cirurgia de catarata, neste fim de semana, no HSJB.