Uma grande operação policial foi realizada nesta sexta-feira (3) em três municípios para desarticular um grupo acusado de envolvimento no assassinato de três jovens em Piraí, no mês passado. Batizada de Justiça dos Homens, a ação contou com cerca de 70 agentes das polícias Civil e Militar, além de apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública de Piraí.
Foram cumpridos oito mandados de prisão e 17 de busca e apreensão em diferentes pontos de Volta Redonda, Barra Mansa e no bairro Varjão, em Piraí, onde ocorreu o crime. De acordo com o delegado responsável pela investigação, Antônio Furtado, todos os alvos foram localizados e detidos, incluindo o mentor e os executores.
As investigações apontam que as vítimas – um jovem de 18 anos e dois adolescentes de 15 e 17 – tinham ligação com o tráfico de drogas e foram mortos após uma suposta dívida por entorpecentes. Segundo a Polícia Civil, os três foram atraídos para uma reunião, levados a uma área de mata no Varjão e executados de forma brutal. Os corpos foram encontrados cinco dias após o desaparecimento.
Imagens de câmeras de segurança e outros elementos de prova reforçaram a linha investigativa que culminou na expedição das ordens judiciais. O delegado destacou ainda que o líder do grupo, conhecido pelo apelido de “Talibã”, determinava métodos de execução semelhantes a práticas de organizações extremistas.
Os presos responderão por homicídio qualificado e associação ao tráfico. As prisões têm caráter temporário, válido inicialmente por 30 dias. Um balanço oficial da operação será divulgado pela Polícia Civil ainda nesta sexta-feira.