A educação pública municipal de Volta Redonda conquistou nesta terça-feira (7) a etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 – iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquilla, que visa incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública para transformar a realidade dos municípios brasileiros e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos. Com a conquista no pilar Educação para cidades acima de 100 mil habitantes, Volta Redonda participou da premiação na Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro), na capital fluminense, com a presença do deputado estadual Munir Neto, representando o prefeito Antonio Francisco Neto.
“Fico muito feliz em representar Volta Redonda em um momento tão importante, onde a Educação do município é premiada como a melhor do estado do Rio de Janeiro. É importante continuar investindo na Educação, porque ela não é só o futuro, mas o presente dos jovens de Volta Redonda. Parabéns ao prefeito Neto, ao secretário Osvaldir Denadai e toda a equipe da Educação, além de todas as pessoas que fizeram um excelente trabalho antes dele, como a professora Therezinha, nossa saudosa Tetê, e a professora Emiliana Casagrande”, afirmou Munir, que estava acompanhado do secretário municipal de Juventude, Munir Francisco Filho.
A premiação, que está em sua quinta edição, avalia 71 indicadores separados por seis pilares: IGMA (Índice de Gestão) geral; Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Para cada pilar, os municípios são separados por categorias em relação à população: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes.
No pilar Educação, vencido por Volta Redonda, são avaliados indicadores referentes a: Analfabetismo 15 anos ou mais; Expectativa de anos de estudo; Taxa de abandono anos iniciais e finais Ensino Fundamental; Gasto com educação por aluno por ponto do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica); Resultado Ideb anos iniciais e finais Ensino Fundamental; Distorção idade-série Ensino Fundamental; acesso à Educação Infantil; Adequação da formação docente; Custo da influência por aluno; Aplicação Educação – mínimo constitucional; Aplicação Fundeb e Aplicação Fundeb Magistério.
“Esse reconhecimento mostra o quanto o trabalho desenvolvido na rede pública do município tem dado resultados positivos, incluindo a valorização e qualificação dos profissionais; reformas, construções e adequações das unidades escolares, investimento em modernização do ensino com uso de novas tecnologias. Tudo isso e muito mais criam um ambiente de aprendizado bom para professores e alunos, refletido nessa premiação”, afirmou o secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai.
O Prêmio Band Cidades Excelentes também visa identificar soluções em excelência de gestão que sirvam de inspiração ou de referência para outras iniciativas e colaborem para o avanço da capacidade do governo municipal, além de valorizar servidores públicos que atuam de forma efetiva, criativa e proativa em suas atividades, em benefício do interesse público.
“Agradeço ao Munir por receber o prêmio em nome da cidade de Volta Redonda, já que não pude estar presente por conta da recente cirurgia de catarata que passei. E parabenizo o secretário Osvaldir, pelo excelente trabalho à frente da Educação do município, que é referência para outras cidades e vem se destacando a cada dia mais. Uma das nossas prioridades é a educação e seguimos trabalhando para que nossas crianças, adolescentes, e até adultos, tenham a melhor qualidade de ensino”, afirmou o prefeito Neto.