Brasília — A taxa de juros do cartão de crédito rotativo aumentou para 438,4% ao ano em setembro, em comparação com os 426,9% registrados em agosto, segundo dados divulgados pelo Banco Central. Essa linha de crédito inclui o uso de saques na função crédito e é aplicada quando o cliente não paga o valor integral da fatura.
Para casos de inadimplência, os bancos devem oferecer alternativas para que o cliente possa quitar a dívida em condições mais favoráveis dentro de 30 dias. Com uma medida do Conselho Monetário Nacional (CMN), os juros sobre novas operações rotativas e parceladas, realizadas a partir de janeiro deste ano, não podem exceder o valor original da dívida.
A taxa de juros para o crédito parcelado também subiu, passando de 182% para 185,8% ao ano. Em relação ao cheque especial, a taxa subiu para 137,1% em setembro, após 132,9% em agosto. A alta nos juros ocorre em meio a discussões sobre a necessidade de medidas para reduzir os custos de crédito ao consumidor, visto que os níveis de endividamento vêm crescendo no país. Com informações da Agência Brasil