SÃO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 79 anos, está se recuperando bem após a cirurgia de emergência realizada na madrugada de terça-feira (10), em São Paulo, para drenar um hematoma na cabeça, consequência de uma queda ocorrida em outubro. Segundo o boletim médico divulgado nesta quarta-feira (11), Lula está "lúcido, orientado e passou a noite bem". A equipe médica afirma que ele evolui de forma positiva no pós-operatório, sem intercorrências, e permanece sob observação na UTI.
O presidente, que segue com o dreno no local da cirurgia, está em repouso enquanto aguarda novos exames de rotina. Os médicos garantem que Lula não ficará com sequelas e que suas funções neurológicas estão preservadas. A previsão é de que ele retorne a Brasília no início da próxima semana, quando o estado de saúde permitir.
Acompanhando o presidente durante sua recuperação no hospital, está a primeira-dama Janja, que tem estado ao lado de Lula durante todo o processo. Por ordem médica, o presidente está proibido de receber visitas de trabalho até sua completa recuperação, mas a presença da esposa tem sido um apoio importante neste momento.
A cirurgia de drenagem foi necessária após a queda de Lula, e a rápida intervenção foi crucial para evitar complicações maiores. A recuperação segue de forma tranquila, com a expectativa de que o presidente possa voltar à rotina nos próximos dias.