BRASÍLIA - O Ministério da Defesa anunciou nesta quarta-feira (11) que, a partir de 1º de janeiro até 30 de junho de 2025, mulheres que completarem 18 anos poderão realizar o alistamento militar voluntário. A iniciativa, que é pioneira nas Forças Armadas, marca um importante avanço na inclusão feminina nas três forças: Exército, Marinha e Aeronáutica.
Serão oferecidas inicialmente cerca de 1,5 mil vagas em 28 municípios de 13 estados e no Distrito Federal, distribuídas da seguinte forma: 155 vagas na Marinha, 1.010 no Exército e 300 na Aeronáutica. Até agora, o alistamento aos 18 anos era restrito aos homens, sendo uma novidade histórica que as mulheres possam, a partir de agora, se voluntariar para ingressar nas Forças Armadas.
O subchefe de Mobilização da Defesa, contra-almirante André Gustavo Guimarães, destacou que a medida trará uma transformação significativa: "Vai trazer às mulheres essa possibilidade de compor a força de trabalho, qualificando ainda mais a força de trabalho que ingressa voluntariamente às Forças. Elas vão poder entrar, conhecer as Forças e participar de todo esse processo que implica em uma transformação social, uma transformação do caráter da cidadã."
Como se Alistar:
O processo de alistamento poderá ser feito de forma online ou presencialmente, em uma Junta de Serviço Militar. Para se inscrever, as candidatas devem atender a dois critérios:
Além disso, será necessário apresentar os seguintes documentos:
Essa iniciativa histórica reflete a crescente inclusão das mulheres em diversas áreas, possibilitando novas oportunidades de carreira e o fortalecimento das Forças Armadas com a diversidade de talentos e experiências.