RIO DE JANEIRO - O Botafogo oficializou a compra em definitivo do atacante Jeffinho, que pertencia ao Lyon, da França. O clube carioca investiu 5,3 milhões de euros (cerca de R$ 34 milhões) na negociação, que envolve condições especiais devido à ligação entre as duas equipes, ambas pertencentes ao conglomerado Eagle Football, do empresário norte-americano John Textor.
Pelo acordo, o Lyon garantiu o direito a 30% do lucro em uma possível venda futura de Jeffinho. O jogador havia sido vendido pelo Botafogo ao clube francês em janeiro de 2023 por 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 55 milhões à época). Porém, o desempenho no futebol europeu ficou abaixo das expectativas: em 21 jogos pelo Lyon, Jeffinho marcou três gols e deu uma assistência.
Em 2024, Jeffinho voltou a vestir a camisa do Glorioso, disputando 19 jogos, com cinco gols e duas assistências, mesmo após enfrentar uma lesão que o afastou por cerca de seis meses. O retorno ao clube carioca e o desempenho sólido convenceram a diretoria a garantir a permanência do atacante.
O Lyon oficializou o negócio em comunicado:
“O Olympique Lyonnais anuncia a transferência definitiva de seu atacante Jeffinho para o clube brasileiro Botafogo, membro do grupo Eagle Football. O valor foi de 5,3 milhões de euros, com acréscimo de 30% sobre uma eventual transferência futura.”
A compra reforça o projeto do Botafogo de manter peças importantes para consolidar sua posição de destaque no futebol brasileiro.