10/01/2025 às 12h54min - Atualizada em 10/01/2025 às 12h54min

Saidinha de Natal: mais de 2 mil presos não retornam às cadeias no Brasil. RJ lidera a lista

Rio de Janeiro lidera proporcionalmente; São Paulo tem maior número absoluto de fugitivos

Igor Lemos
Reprodução

BRASIL – Um levantamento nacional aponta que 2.131 presos que receberam o benefício da saidinha de Natal entre o fim de 2024 e o início de 2025 não retornaram aos presídios, o que representa 4,3% do total de 49.095 detentos liberados em 16 estados e no Distrito Federal.


Proporcionalmente, o Rio de Janeiro lidera o ranking de evasões, com cerca de 14% dos 1.494 presos que receberam o benefício ainda foragidos (260 detentos). Em números absolutos, São Paulo aparece em primeiro lugar, com 1.292 presos que não voltaram às unidades prisionais.


Seis estados, incluindo Acre, Amazonas, e Pernambuco, informaram que não concederam a saída temporária. Outros três estados (Alagoas, Rio Grande do Norte e Rondônia) não responderam ao levantamento, e Minas Gerais alegou que os dados ainda não foram compilados.


A saidinha de Natal é um benefício concedido a presos em regime semiaberto que apresentam bom comportamento, permitindo a reintegração social temporária. No entanto, casos de evasão, como os registrados, reacendem o debate sobre os critérios de concessão e fiscalização do benefício.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tudoaconteceonline.com.br/.