BARRA MANSA - A grande operação do 28° Batalhão com o apoio do BAC (Batalhão de Ações com Cães), deflagrada no início da manhã desta quinta-feira, terminou com quatro elementos presos e drogas apreendidas.
Por volta das 6:35h a equipe apreendeu na localidade conhecida como Predinhos no bairro Paraiso, 181 tabletes e 1 enrolado de maconha, 263 pinos de cocaína, e quatro rádios transmissores. Um suspeito, que não teve idade informada, foi preso.
Por volta das 11h a equipe se deslocou para a Vila Delgado, no bairro Ano Bom. No local foram apreendidos, 19 tabletes e 77 petécas de maconha, 01 saco e 20 sacolés de crack, 07 pinos de cocaína, balança de precisão, e frasco de lança perfume.
De acordo com a polícia militar, todo material apreendido nas duas comunidades está avaliado em cerca de R$39.000,00. Um elemento com mandado de prisão foi preso na Delgado.
Durante a operação, elementos que estavam com rostos cobertos por camisas atearam fogo em folhas e galhos de árvores no início da Rua major José Bento para formar barricada e tentar obstruir o acesso ao Ano Bom e Ponte Nilo Peçanha. Uma viatura compareceu no local e repeliu a tentativa. Um suspeito de participar dessa tentativa foi detido com drogas em baixo da ponte.
Por volta das 13h uma guarnição se deslocou para a Avenida Homero Leite, no bairro Saudade, para averiguar informações dando conta que, elementos ligados ao tráfico de drogas iriam atear fogo em ônibus em represália a operação que estava sendo realizada.
Chegando ao local os agentes se depararam com um suspeito, de 14 anos, carregando um galão de gasolina em uma bicicleta. De acordo com os policiais, durante a abordagem o menor disse que estava levando o combustível para o gerente do tráfico no ponto final do bairro Saudade. A equipe seguiu para o local onde foi detido o suspeito, de Alexsando da Silva Gomes de 20 anos. Ele foi grampeado e com conduzido junto com o menor para delegacia onde foi autuado e preso. Menor foi autuado também por fato análogo por associação ao tráfico sendo ouvido e liberado.
De acordo com o comando, a operação teve como objetivo a prisão de meliantes, apreensão de armas e drogas, e redução dos índices criminais devido a escalada de homicídios ocorridos nos últimos dias em Barra Mansa, provocada pela guerra entre integrantes das facções criminosas CV e TCP.