RIO DE JANEIRO - No ano em que o troféu do Campeonato Carioca recebeu o nome de Zico, maior ídolo da história do Flamengo, o time rubro-negro não deu chances aos adversários. Com um empate sem gols contra o Fluminense no Maracanã, a equipe de Filipe Luís confirmou a conquista do bicampeonato estadual, graças à vitória no jogo de ida. Esse foi o 39º título carioca da história do clube.
Diferente da última temporada, quando dominou o Carioca, mas perdeu fôlego nos torneios mais importantes, o Flamengo desta vez focou na gestão do elenco. Mesmo com baixas por lesão e um planejamento que priorizou o controle da carga de trabalho dos atletas, o time manteve sua intensidade e estilo ofensivo ao longo da competição.
Filipe Luís celebrou a conquista e destacou a mentalidade vencedora do grupo:
— O Flamengo entra para vencer qualquer torneio que dispute. Usamos o estadual como uma pré-temporada, conseguimos dar minutos para todos e chegamos fortes. Esse grupo tem muita fome de títulos.
Agora, com reforços e retornos importantes, como o de Pedro, a equipe mira o Brasileirão e a Libertadores com a expectativa de manter o alto nível técnico e tático.