Barra do Piraí: Educação e Casa de Brincar promovem formação de profissionais da Educação Especial

Ação buscou potencializar a metodologia de trabalho desse setor no município e colaborar com o preparo técnico e pedagógico dos profissionais.

Gabriel Leite
12/06/2025 08h45 - Atualizado há 1 dia

Na tarde da última terça-feira (10), a Secretaria de Educação de Barra do Piraí, por meio do setor da Educação Especial, promoveu uma formação para profissionais da área. A iniciativa contou com a parceria da Casa de Brincar, instituição barrense voltada para o desenvolvimento e atendimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que além de colaborar com a dinâmica, sediou a realização.

A ação reuniu educadores da rede municipal com o objetivo de fortalecer o atendimento educacional especializado (AEE) dos alunos. Por meio de rodas de conversa, práticas integradas e troca de experiências, a reunião teve como objetivo potencializar a metodologia dos trabalhos realizados pela Educação Especial e pela instituição.

Além disso, a ação buscou agregar ao preparo técnico e pedagógico dos profissionais, visando garantir um atendimento cada vez mais inclusivo, eficiente e humanizado.

A secretária municipal de Educação, Cleide Mara Rocha, agradeceu a parceria da Casa de Brincar e ressaltou a representatividade dessa formação. "Agradecemos imensamente à equipe da Casa de Brincar pela parceria, pela acolhida e pela contribuição para o desenvolvimento profissional de nossos professores e profissionais da educação. Essa formação representa mais um passo no compromisso da Secretaria com uma educação inclusiva, humanizada e de qualidade, assegurando que cada estudante tenha acesso a práticas pedagógicas que respeitem suas singularidades e promovam o seu pleno desenvolvimento", disse a professora Cleide.

A formação dos profissionais da Educação Especial ocorre mensalmente, e neste mês contou com o apoio da Casa de Brincar. No encontro, a dinâmica foi norteada pelo tema: "Práticas Inclusivas na Educação de Estudantes Autistas: A Metodologia da Casa de Brincar como Ponte entre a Sala de Recursos e a Classe Comum".

"Seguimos firmes na construção de uma rede que acolhe, respeita e valoriza todas as infâncias", finalizou a secretária de Educação.


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