Prefeitura de Barra do Piraí, em conformidade com MPRJ, lança regulamentação para nova concessão de transporte público municipal

Nova concessão, que está prevista para ser iniciada em 1º de outubro, busca resolver um dos maiores problemas crônicos do município

Sérgio Faria
03/07/2025 17h20 - Atualizado há 11 horas
Prefeitura de Barra do Piraí, em conformidade com MPRJ, lança regulamentação para nova concessão de
PMBP

Sob gestão da prefeita Katia Miki, a Prefeitura de Barra do Piraí está trabalhando para dar um fim a um dos maiores problemas crônicos do município: o transporte público municipal. Por meio do Decreto nº 781 de 26 de junho de 2025, o poder executivo municipal lançou a regulamentação de uma nova concessão, que será realizada por meio de licitação pública. 

No documento, publicado no boletim municipal nº 113, também no dia 26 de junho, a prefeitura detalha diversos aspectos que devem ser seguidos na articulação da licitação e na prestação dos serviços. Detalhes esses que foram dispostos em consonância com o Ministério Público do Rio de Janeiro, por meio de um Termo de Ajuste de Conduta. 

Durante as tratativas com o Ministério Público, a prefeitura conseguiu que a atual prestadora de serviços, contratada de maneira emergencial e cujo contrato expirou no último dia 22 de junho, continuasse realizando os trabalhos até o início da nova concessão. 

Dentre as normatizações previstas, junto ao MPRJ, destaca-se o tempo de vigência da nova concessão, que irá perdurar por 20 anos. Segundo o secretário de Administração e Recursos Humanos, Iury Ferreira, representante da prefeitura no processo do Termo de Ajuste de Conduta, explicou a diferenciação dessa concessão por duas décadas em relação à concessão emergencial realizada na gestão anterior. 

"Quando realizamos uma nova contratação, devemos pagar o que, na administração e no direito, chamamos de 'mobilização', que é o processo em que a empresa vencedora da concessão precisa se organizar, fazer contratações e toda uma contabilidade para iniciar a prestação de serviços. Caso fizéssemos outra contratação emergencial, teríamos que pagar, neste momento, o mesmo valor que foi pago há um ano. Em uma contratação emergencial de um ano e numa concessão de 20 anos, o valor pago nesse processo pela prefeitura é o mesmo. No entanto, na concessão de 20 anos, nós poderemos diluir esse débito ao longo desse período de serviços, fazendo com que a administração municipal não sinta essas contas com a mesma intensidade", disse o secretário. 

Além disso, medidas como vistorias quadrimestrais, utilização de aplicativo da localização do ônibus em tempo real e recursos de transparência também serão adotadas a partir dessa nova concessão.

 “Nossa ideia é que a população também seja uma fiscalizadora da prestadora de serviços, por isso, implementaremos ferramentas que mostram todo o processo para os barrenses”, apontou Iury. 

Frente a isso, foi lançada a convocação para Consulta Pública Virtual, onde a população pode se manifestar sobre o assunto. O link para acesso é: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeyRnwTMmBuvziXcNSGnzvQfTug0I98_BOCPsp2IDZGlSsqhQ/viewform?pli=1 . Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018 - LGPD), garantindo a sua privacidade e segurança. Os dados serão utilizados exclusivamente para os propósitos da consulta pública e não serão compartilhados com terceiros, salvo mediante obrigação legal ou autorização expressa. 

A partir disso, o município deverá seguir um ato programado pelo MPRJ, que se iniciou a partir do momento da publicação do Decreto nº 781 no Boletim Municipal em 26 de junho. A Consulta Pública virtual se iniciou na mesma data; já a presencial ocorrerá no dia 9 de julho. 

Após isso, ocorrerá a divulgação do resultado da consulta e publicação do edital de licitação no dia 18 de julho, a realização do certame da concorrência no dia 25 de agosto, a homologação e adjudicação em 5 de setembro e, por fim, o início da nova concessão em 1º de outubro. 

A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, destacou que sua gestão fará todo o possível para mitigar e solucionar os problemas crônicos de transporte público municipal, ressaltando ainda que o foco do governo da cidade é garantir o bem-estar da população em todos os seus âmbitos. 

“Sabemos que o transporte público municipal é um dos problemas crônicos de Barra do Piraí. Como gestores da cidade, temos o dever de buscar soluções eficazes que ajudem a transformar essa realidade. A população de Barra do Piraí merece respeito, dignidade e um serviço público de qualidade. Por isso, nossa gestão está unida e empenhada em um só ideal: garantir o bem-estar da população em todos os seus âmbitos”, apontou a prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki. 

Ainda segundo a prefeita, “a Secretaria Municipal de Cidadania e Ordem Pública tem realizado vistorias em ônibus tanto da rede municipal quanto da rede intermunicipal. Nas análises, foram encontradas infrações, e as respectivas empresas foram notificadas. Nossa ideia é intensificar ainda mais essa fiscalização com a nova prestadora de serviços, garantindo que os ônibus estejam com a manutenção em dia e com estruturas seguras e confiáveis. Por meio disso, ofereceremos mais conforto, segurança, organização e funcionalidade no transporte aos barrenses, sempre caminhando para a solução de um problema que os tem feito sofrer há anos”, finalizou a prefeita Katia Miki, reafirmando que “todo esse processo está sendo feito dentro da legalidade, de maneira séria, coesa e profissional”.


Notícias Relacionadas »