Morre Preta Gil aos 50 anos

Gabriel Leite
20/07/2025 20h29 - Atualizado há 11 horas
Morre Preta Gil aos 50 anos
Divulgação

Cantora, empresária e apresentadora, Preta Gil morreu neste domingo, aos 50 anos, em decorrência de complicações causadas por um câncer. Ela havia iniciado o tratamento em janeiro de 2023, quando anunciou publicamente o diagnóstico. A informação foi confirmada por sua equipe ao Splash.

Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, dois anos após o retorno de seu pai, Gilberto Gil, do exílio em Londres durante a ditadura militar no Brasil. Era filha de Gil e Sandra Gadelha, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa — nomes centrais do movimento tropicalista.

A artista teve um único filho, Francisco Gil — o Fran —, músico e integrante do grupo Gilsons, formado ao lado do avô e do primo João Gil.

Mulher preta, bissexual e fora dos padrões estéticos convencionais, Preta enfrentou o preconceito desde a infância e sempre usou sua visibilidade para combater o racismo, a gordofobia e a homofobia. “Costumo dizer que eu era a Preta no mundinho da Tropicália, achava que as pessoas eram como a minha família. Mas o mundo não era assim”, disse ela em entrevista à revista Forbes.

Em outro relato marcante, Preta lembrou o episódio do seu registro no cartório. O tabelião se recusava a aceitar o nome “Preta” como oficial. Gilberto Gil e Wangry, avó materna da cantora, rebateram com firmeza: “Se fosse Branca, Rosa ou Clara, pode? Acho que a senhora já registrou muitas”, argumentou o músico. O tabelião só aceitou concluir o registro com a inclusão de um nome católico. Foi então que a avó sugeriu “Maria”, e o nome composto “Preta Maria” foi aceito.


Notícias Relacionadas »