A Prefeitura de Barra Mansa, por meio das secretarias de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos, marcou presença nesta quarta-feira (23), em uma importante mobilização em alusão ao Dia do Motorista Rodoviário, celebrado em 25 de julho. As ações foram promovidas pela Polícia Rodoviária Federal, em parceria com o Sest/Senat e contou com o apoio do governo municipal - que focou nos cuidados com a saúde e bem-estar dos profissionais que transportam cargas por todo o Brasil. O evento aconteceu no posto da PRF em Floriano.
Os motoristas que passaram pelo local foram convidados a participar de um circuito de atendimentos que incluiu aferição da pressão arterial, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, vacinação contra a gripe e orientações sobre saúde, segurança no trânsito e outras. Também foram realizadas ações informativas sobre o Julho Amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais.
O inspetor da PRF, José Márcio, ressaltou o caráter educativo da ação. “Nosso objetivo é oferecer segurança pública com cidadania. A atividade de hoje não teve foco na fiscalização, mas sim na educação. Convidamos os motoristas para participarem de uma triagem de saúde, receberem orientação social e de segurança viária. Queremos que eles sigam viagem mais conscientes, saudáveis e seguros. Essa também é uma forma de contribuir com a meta da ONU, que visa reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até o fim desta década”, explicou o inspetor.
O coordenador de Promoção Social do Sest/Senat, Luis Renan Gassi Bosoroy, destacou que a iniciativa faz parte de uma campanha nacional voltada ao mês do motorista. “Durante o mês de julho, promovemos diversas ações, principalmente, ao cuidado com a saúde desses trabalhadores. Com o apoio da PRF e da Prefeitura, conseguimos ofertar uma gama de serviços por meio do programa ‘Comandos de Saúde’, contribuindo diretamente para a qualidade de vida dos motoristas”, detalhou Renan.
A coordenadora da Equipe Multidisciplinar da Saúde (eMulti) da Secretaria Municipal de Saúde, Yasmim Rio Verde, destacou o papel da Prefeitura na ação. “Oferecemos serviços que vão desde orientações de autocuidado até vacinação e testes rápidos. É fundamental que esses profissionais, que passam tanto tempo nas estradas, tenham acesso a informações e cuidados que muitas vezes não conseguem procurar por conta da rotina intensa”.
Entre os profissionais que receberam atendimento estava a caminhoneira Fernanda Ortega, que aprovou a iniciativa. “Essa ação é essencial para a gente. Muitos caminhoneiros têm problemas de pressão, não se alimentam direito e não têm tempo para cuidar da saúde. Isso pode causar mal-estar no volante e acidentes. Essas paradas com atendimento são uma grande ajuda para prevenir problemas e salvar vidas. Participei e comigo está tudo certo”, comemorou a caminhoneira.