RIO DE JANEIRO - Nesta quarta-feira (23), mais de 200 torcedores do Peñarol, do Uruguai, foram presos pela Polícia Militar após se envolverem em um grande confronto na orla da Praia do Recreio, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Os torcedores vieram ao Brasil para assistir à semifinal da Copa Libertadores entre Botafogo e Peñarol, que ocorre às 21h30 no Estádio Nilton Santos.
A confusão, marcada por saques, incêndios e confronto com policiais, levou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, a tomar medidas enérgicas. Em suas redes sociais, Castro afirmou que os torcedores responsáveis pelo tumulto serão detidos e escoltados para fora do estado.
“O Rio não é lugar de baderna. Determinei que as polícias prendam, levem para a delegacia e escoltem para fora do Rio de Janeiro os torcedores do Peñarol, que causam uma confusão generalizada na Zona Oeste. Já estamos levando para a Cidade da Polícia mais de 200 detidos”, declarou o governador em uma publicação em seu X (antigo Twitter).
Entre as pessoas envolvidas, o lateral-direito uruguaio Guillermo Varela, jogador do Flamengo, também foi visto nas proximidades do tumulto. O clube informou que o atleta foi ao local para retirar dois amigos que estavam presentes na confusão.
As autoridades continuam monitorando a situação para garantir a segurança pública antes da partida decisiva.