De olho na mobilidade urbana, Volta Redonda avança com novo asfalto em centenas de ruas e avenidas

Por meio de recursos próprios e parcerias com o Governo do Estado, Prefeitura tem investido na recuperação das vias, com centenas delas tendo recebidos os serviços, em especial, entre 2024 e 2025

Sérgio Faria
12/08/2025 14h11 - Atualizado há 13 horas
De olho na mobilidade urbana, Volta Redonda avança com novo asfalto em centenas de ruas e avenidas
Secom/PMVR

A partir de 2021, muitos foram os desafios encontrados pela Prefeitura de Volta Redonda para reconstruir a cidade. Entre os problemas identificados pelo prefeito Antonio Francisco Neto, que voltou a administrar o município há pouco mais de quatros, estava recuperar o asfalto em centenas de ruas e avenidas; trabalho contínuo, ele intensificou-se a partir de 2024, graças, em especial, à parceria com o Governo do Estado, e prossegue neste ano, com resultados que já podem ser observados por todos, em especial os motoristas.

Talvez o principal exemplo seja a Radial Leste: aproveitando a construção do viaduto Porfírio de Almeida, a via que liga a Rodovia Lúcio Meira com o chamado trevo do Voldac teve todos os 1,4 mil metros de asfalto trocados a partir do final da ponte que cruza o rio Paraíba do Sul, com a utilização de 635 m³ de asfalto. No Retiro, as avenidas General Euclides Figueiredo e Parnaíba receberam nova pavimentação após as obras de drenagem na região. Foram 500 metros de recuperação asfáltica, totalizando quase 170 m³ – ou quase 3,4 mil metros quadrados de asfalto.

Em andamento

E há mais obras sendo executadas, ou já concluídas. No Jardim Paraíba, a Rua 537 foi totalmente recapeada. No Aterrado, a Rua José Calazans já passou pela etapa de fresagem; na Avenida Paulo de Frontin, uma parte da via já foi recuperada, e em breve as equipes retornarão para continuar os serviços. Essas obras fazem parte de um investimento de R$ 5 milhões do governo estadual, que vai contemplar, ainda, a Rua Nicanor Teixeira de Carvalho, no Barreira Cravo; Estrada da União, no Retiro; Avenida Afrânio de Barros, no bairro Ponte Alta.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras (SMO), haverá recuperação de calçadas em alguns casos. No total, serão recapeados 5.940 metros de ruas e avenidas dentro desse pacote, totalizando 45.895 m².

O Governo do Estado investe, ainda, na recuperação de um trecho da Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes (Beira-Rio), que vai da altura do bairro Niterói até a Vila Mury. Segundo o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco, serão aplicados cerca de 16 mil metros quadrados de asfalto, com os serviços sendo realizados durante o dia, fora dos horários de pico, e, quando houver necessidade, no horário noturno.

Outra obra importante teve início na última segunda-feira (11), com o recapeamento das vias do entorno da Praça Pandiá Calógeras, no bairro Sessenta. Segundo o secretário municipal de Obras, Jerônimo Teles, serão recuperadas a Rua 39 e trechos das ruas 35, 60 e 62. Também serão recuperados pequenos trechos das ruas 21 e 93-C. O investimento de R$ 598.997,19 é oriundo de recursos próprios do município, com aplicação de 9,3 mil m² de asfalto.

O prefeito Antonio Francisco Neto lembra que esses investimentos se unem aos do Plano de Mobilidade Urbana, que visam à melhora do tráfego de veículos em Volta Redonda. “Entregamos, mês passado, o viaduto Porfírio de Almeida, e estamos com outros projetos em andamento. Mas não basta investir em novas obras se não conservarmos o que já existe, e por isso é essencial a manutenção de recuperação de nossas ruas e avenidas. Com nossos recursos, e mais a ajuda inestimável do governador Cláudio Castro, seguimos levando novo asfalto para onde é necessário.”

Mais de 1.200 obras

De acordo com dados da Secretaria de Obras de Volta Redonda, foram realizados mais de 1.200 serviços entre 2024 e 2025 no município, incluindo o recapeamento de vias e pequenos serviços, como os de tapa-buracos. Para tanto, foram utilizados 3.253 m³ de asfalto.

Vale lembrar, ainda, das obras realizadas em 2024, que tiveram impacto positivo no trânsito do município, seja com recursos próprios ou pela parceria com o Governo do Estado.

Um exemplo é a recuperação de cerca de quatro quilômetros da Avenida Nossa Senhora do Amparo entre os bairros Santa Rita do Zarur e Voldac, mais os três quilômetros da Avenida dos Ex-Combatentes, no bairro Santa Cruz. Na mesma localidade, a estrada que leva à Fazenda Santa Cecília do Ingá teve 800 metros recuperados.

As estradas da Usina e da Cabeceira do Brandão, na região do Roma, receberam novo asfalto, somando mais dois quilômetros de obras. No bairro São Geraldo, a Rua Capitão Benedito Lopes Bragança foi recapeada em sua totalidade, além de cerca de 800 metros da Rodovia dos Metalúrgicos, do encontro da via até o Mergulhão.

Outros bairros

Mais de 20 ruas do Santo Agostinho passaram por troca de asfalto, entre elas a Avenida Alfredo Moreira (630 metros) e a Rua Sargento Paulo Moreira (440 metros). No Açude, as avenidas Francisco Antônio Francisco e Avenida Professora Glória Roussim Guedes também passaram por recapeamento, assim como Avenida Beira-Rio, no Volta Grande III. Várias vias do Retiro também foram lembradas, entre elas as avenidas Fortaleza e Antônio de Almeida e as ruas Goiás, 9 de Julho e Floriano.

Entre outras centenas de vias beneficiadas estão um trecho da Rua 16, na Vila Santa Cecília, no entroncamento com as ruas 41 e 18-A, e no mesmo bairro, a Rua 27 no trecho entre as ruas 16 e 18-A; o acesso ao condomínio Vivendas do Lago, próximo à rotatória que leva ao Cemitério Portal da Saudade; um trecho da Avenida da Integração, na Vila Americana; a Rua Senador Pinheiro Machado, no Jardim Amália; e a Rua Eloy Pereira Pimentel, no Água Limpa.

Fotos de Geraldo Gonçalves – Aterrado;
Fotos de Pedro Borges – Radial Leste;
Fotos de Cris Oliveira – Sessenta.
 


Notícias Relacionadas »