Volta Redonda: alça do viaduto Heitor Leite Franco recebe mais um grupo de vigas metálicas

Serviço foi realizado nesta segunda-feira (1) e compreende o último vão da estrutura, que integra o Plano de Mobilidade Urbana do município

Sérgio Faria
03/09/2025 07h33 - Atualizado há 7 horas
Volta Redonda: alça do viaduto Heitor Leite Franco recebe mais um grupo de vigas metálicas
Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR

As obras de construção da alça do viaduto Heitor Leite Franco, no bairro Aterrado, em Volta Redonda, avançaram mais uma etapa nesta segunda-feira, com o içamento das vigas metálicas do último vão da estrutura, compreendido pelos pilares P-1 e P-2. Segundo o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), Antônio de Pádua Christovam Pereira, uma das próximas etapas inclui o encaixe das vigas com a estrutura já existente do viaduto. 

"Em breve daremos início à montagem do escoramento de sustentação da laje em concreto, posicionada entre os pilares P-2 e P-3, bem como de suas respectivas barreiras laterais em concreto armado (guarda-rodas), para que, na sequência, após o tempo de cura (secagem do concreto), possamos continuar o trabalho no vão entre os pilares P-1e P-2", explicou. 

Integrante do Plano de Mobilidade Urbana, a nova alça do Viaduto Heitor Leite Franco proporcionará acesso direto à Avenida Mário César Di Biase (Avenida do Canal), o que vai contribuir para a redução do tráfego de veículos que passam pelo Aterrado rumo aos bairros localizados na outra margem do rio Paraíba do Sul. Atualmente, motoristas que descem pelo viaduto, vindos da Colina, são obrigados a seguir pela Avenida 7 de Setembro. Isso faz com que quem deseja seguir diretamente para bairros do outro lado do Paraíba do Sul, como Aero, Niterói e Voldac, precise atravessar a região central do Aterrado, que costuma ficar congestionada nos horários de pico. 

Também está prevista uma recuperação completa da Avenida do Canal, que será o principal acesso à nova ponte em construção sobre o rio Paraíba do Sul, que ligará o Aterrado (próximo ao Fórum) ao Aero Clube nas proximidades do Kartódromo. Assim, quem quiser acessar a Radial Leste ou seguir para o Retiro e demais bairros poderá optar por um caminho alternativo. 

Viaduto do Voldac já foi entregue 

Considerado um dos principais investimentos do município nos últimos anos, o Plano de Mobilidade já entregou, em julho, o viaduto Porfírio José de Almeida, que melhorou o fluxo de veículos entre os bairros Voldac e Niterói, assim como para os condutores que seguem em direção ao Retiro. A iniciativa contempla, ainda, a alça do viaduto Heitor Leite Franco, a nova ponte sobre o rio Paraíba do Sul e o viaduto que vai ligar a Rodovia Lúcio Meira (BR-393) à Avenida da Integração, na altura do Jardim Amália. 

“Tivemos muitos avanços na mobilidade urbana, com a inauguração do viaduto da Voldac, e as obras em andamento, quando concluídas, serão de grande importância. Agradecemos ao governador Cláudio Castro pelos repasses para essas obras, e ao deputado estadual Munir Neto, que foi fundamental para ganharmos esses investimentos”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto. 

 


Notícias Relacionadas »