Volta Redonda ganha monumento Nossa Senhora da Conceição

Imagem da Santa, de dois metros, está sobre pilar de seis metros e fica atrás do antigo Escritório Central da CSN, na Vila Santa Cecília, voltada para a Rua 4

Sérgio Faria
09/09/2025 12h33 - Atualizado há 7 horas
Volta Redonda ganha monumento Nossa Senhora da Conceição
Fotos de Adriana Cópio – Secom/PMVR.

O município de Volta Redonda ganhou o monumento Nossa Senhora da Conceição em memória do Centenário da Diocese de Barra do Piraí–Volta Redonda, celebrado em 4 de dezembro de 2022, e do I Congresso Mariano Diocesano, realizado entre os dias 1° e 8 de setembro, em 2024. A imagem da Santa fica na Rua 4C, atrás do Escritório Central da CSN, na Vila Santa Cecília, voltada para a Avenida Nossa Senhora da Conceição, antiga Rua 4, onde está a Co-Catedral Nossa Senhora da Conceição.

Um ato cívico-religioso marcou a inauguração do monumento, que recebeu a benção do bispo da diocese Dom Luiz Henrique da Silva Brito. A solenidade, que começou com a oração do Santo Terço da Virgem Maria, aconteceu na noite dessa segunda-feira, dia 8, e contou a presença do prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto; do vice-prefeito Sebastião Faria; dos prefeitos: de Resende, Tande Vieira, e o vice Davi do Esporte; de Porto Real, Alexandre Serfiotis; e de Quatis, Aluísio D’Elias, e a vice Ivone Bento; o vice-prefeito de Barra do Piraí, Cristiano Almeida; e o vice-prefeito de Piraí, Alexsandro Sena Silva, com a primeira dama do município, Maria Lúcia.

Ainda participaram da solenidade o chefe de Gabinete do deputado estadual Munir Neto, Israel Carlos; o ex-vice-prefeito de Volta Redonda, Carlos Roberto Paiva, chefe de Gabinete do deputado estadual Jari Oliveira; o ex-prefeito de Resende, Diogo Balieiro; os vereadores de Volta Redonda, Renan Cury e Rodrigo Furtado; e de Porto Real, Phillipe Paiva; o diretor-executivo de Produção da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Márcio Lins; o comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM), coronel Moisés Pinheiro Sardemberg; o comandante do programa Segurança Presente, major José Eduardo Silvério; os secretários municipais de Volta Redonda: de Ordem Pública, Coronel Henrique; de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré; e de Comunicação, Rafael Paiva.

O prefeito Neto agradeceu ao bispo Dom Luiz Henrique e a toda a Diocese Barra do Piraí–Volta Redonda por ter escolhido a cidade para receber o monumento. “Fico muito honrado por Volta Redonda abrigar essa bela imagem de Nossa Senhora da Conceição e esse monumento, assim como foi uma honra para o município sediar a celebração pelo primeiro Centenário da Diocese Barra do Pirai–Volta Redonda, em 2022, e o I Congresso Mariano, no ano passado”, disse o prefeito, que entregou uma placa de homenagem a Dom Henrique pelo trabalho à frente da Igreja Católica no município e em toda a região.

O bispo Dom Luiz Henrique retribuiu os agradecimentos ao prefeito Neto e destacou o apoio de toda a prefeitura para que o projeto do monumento saísse do papel. “Esse é um dia histórico para Volta Redonda e todos os outros 11 municípios que compõem essa diocese. Estamos vivendo um momento de fé e reconhecimento da história religiosa da região. Tenho certeza que o monumento será um ponto de encontro e de reflexão para nos inspirarmos nos ensinamentos da Mãe de Jesus”, falou.

Ele lembrou ainda que foi exatamente em oito de setembro o encerramento do I Congresso Mariano, em 2024, mesma data em que se celebrava os 170 anos da Promulgação do Dogma da Imaculada Conceição. “Temos muito motivos para celebrar a fé e esse monumento nos fará lembrar sempre de momentos marcantes para a diocese”, falou, acrescentando que o local também vai fomentar o turismo religioso no município, atraindo fiéis devotos de Nossa Senhora da Conceição.

Foi durante as comemorações pelo centenário da Diocese Barra do Piraí–Volta Redonda, em 2022, que a então Igreja Nossa Senhora da Conceição foi elevada à Co-Catedral Nossa Senhora da Conceição. Antes, a co-catedral era a antiga Igreja Nossa Senhora das Graças, que também durante o período do centenário virou Santuário Mariano de Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, se tornando também um ponto turístico religioso em Volta Redonda.

A parte musical da cerimônia ficou a cargo da Banda Municipal e, após a palavra do bispo Dom Luiz Henrique, o coro dos seminaristas entoou o hino do 1º Congresso Mariano, que encerrou há exatamente um ano.

Imagem da Santa e pilar em mármore somam oito metros de altura

A imagem de dois metros de Nossa Senhora da Conceição está sobre um pilar de seis metros, fazendo o monumento alcançar os oito metros de altura. Revestido de granito branco escovado, o monumento conta com placas comemorativas em memória do primeiro Centenário da Diocese Barra do Piraí–Volta Redonda, em 2022; e em memória do I Congresso Mariano e dos 170 anos da Promulgação do Dogma da Imaculada Conceição.

Também estão instaladas duas placas em forma de mapa ao meio do monumento. Uma é o mapa de Volta Redonda, sede da co-catedral, da diocese e do monumento; e a outra representa todas as cidades que a diocese atende. Na base do monumento, estão placas em formato curvo em pastilhas mescladas de marrom e bege, representando as curvas do Rio Paraíba do Sul em nossa cidade. O paisagismo no entorno lembra nossas matas; e a grade e as placas em aço representam a siderurgia.

O projeto do monumento é assinado pelo engenheiro civil e projetista sacro, Maycon Ferreira Moraes da Silva.

 


Notícias Relacionadas »