BARRA MANSA - -A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, promoveu nesta quinta-feira (24) uma roda de conversa no Parque Natural Municipal de Saudade, focando na integração das equipes de saúde e em novos projetos para prevenir surtos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika. O encontro contou com a participação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
A médica veterinária e supervisora técnica da Vigilância em Saúde Ambiental, Millena Borges, destacou a importância da atividade para aprimorar a atuação das equipes em cada unidade de saúde do município. “Hoje, contamos com cerca de 60 pessoas distribuídas por distrito. Nosso principal objetivo é inserir ao menos um Agente de Combate a Endemias (ACE) em cada posto de saúde, juntamente com um Agente Comunitário de Saúde, que atua na Atenção Básica, promovendo saúde e prevenindo doenças”, explicou Millena.
Ela também abordou o conceito de arboviroses, ressaltando a necessidade de conscientização da população. “As arboviroses são doenças virais transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos. Para preveni-las, é essencial eliminar possíveis criadouros, como vasos de plantas, pneus, garrafas vazias e caixas d’água mal vedadas”, afirmou.
Para mais informações ou para solicitar a presença da Vigilância em Saúde Ambiental, a população pode entrar em contato pelo telefone (24) 3512-0722. Denúncias sobre residências e terrenos que apresentem condições favoráveis ao desenvolvimento de mosquitos também podem ser feitas pelo mesmo contato.