28/10/2024 às 09h26min - Atualizada em 28/10/2024 às 09h26min
Grupo invade imóvel em São Paulo após resultado das eleições e é retirado pela PM
Grupo de cerca de 50 pessoas é removido pela polícia após ocupação de prédio no centro da cidade
Igor Lemos
Reprodução SÃO PAULO - Um grupo de aproximadamente 50 pessoas, incluindo crianças, invadiu um imóvel desocupado na Avenida 9 de Julho, no centro de São Paulo, na noite deste domingo, 27, logo após a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB). A família do proprietário, já falecido, acionou a Polícia Militar para lidar com a situação.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, a PM foi chamada às 21h41 para uma ocorrência de invasão de propriedade. "Os policiais do 3º pelotão de Choque atuaram e retiraram os invasores. A situação foi controlada", informou a pasta em nota oficial.
A operação de remoção foi registrada pela Frente de Luta por Moradia (FLM), que transmitiu o evento ao vivo pelo Instagram. As imagens mostram a ação policial, que isolou a entrada do prédio, com a utilização de bombas e o sobrevoo de um helicóptero.
Os integrantes do movimento social expressaram seu descontentamento com a abordagem policial, ressaltando a presença de crianças no local. Não houve registro de confrontos nas imagens disponíveis. A reportagem tentou contatar a FLM, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
A reeleição de Ricardo Nunes, que conquistou 59,35% dos votos válidos, ocorreu em um contexto tenso, com seu adversário, Guilherme Boulos (PSOL), obtendo 40,65%. Boulos, que foi membro do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), também é um defensor ativo dos direitos à moradia.