SÃO PAULO - O heptacampeão mundial Lewis Hamilton, da Mercedes, participará de uma homenagem ao tricampeão Ayrton Senna no sábado, após a classificação do GP de São Paulo. O piloto inglês irá guiar a McLaren MP4/5B, carro com o qual Senna conquistou seu segundo título mundial em 1990. Esse modelo é um dos mais emblemáticos da carreira do brasileiro, que, naquela temporada, alcançou seis vitórias e superou Alain Prost por apenas sete pontos.
Conforme anunciado pela organização do evento, Hamilton dará uma volta na pista com o icônico bólido ao som do tema da vitória. Em seguida, o carro será exibido próximo à área dos boxes, permitindo que alguns torcedores tenham a chance de vê-lo de perto. Essa homenagem especial coincide com os 30 anos da morte de Senna, que ocorreu no GP de San Marino, em 1994.
Os organizadores também incentivaram os torcedores a vestirem amarelo ou a levarem itens que remetam a Ayrton Senna para as arquibancadas. Hamilton, por sua vez, já expressou inúmeras vezes seu carinho por Senna e pelo Brasil. O britânico sempre deixou claro que o ícone brasileiro foi sua grande inspiração na Fórmula 1. Em 2017, ele recebeu da família de Senna o capacete usado pelo piloto em 1987, momento que o emocionou e fez com que chamasse Senna de "herói". Em 2021, Hamilton homenageou seu ídolo ao usar um capacete estilizado que incluía as cores icônicas do Brasil, e após uma corrida em que venceu partindo da 10ª posição, emulou um gesto de Senna ao agitar a bandeira brasileira na volta da vitória.
O apreço de Hamilton pelo Brasil foi reconhecido em 2022, quando ele recebeu uma homenagem na Câmara dos Deputados e ganhou o título de cidadão honorário do país.