VOLTA REDONDA - A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando uma nova fase do programa “Revi-VER” para cirurgias de catarata entre os dias 1º e 6 de novembro. Nesta etapa, estão previstas 600 cirurgias de catarata, 80 de pterígio, além de 300 revisões de procedimentos realizados nos últimos 30 dias e 250 exames de biometria.
Durante essa fase, também serão realizados 400 procedimentos de YAG laser, conhecidos como "limpeza da lente", que são necessários em alguns casos após a cirurgia de catarata. Além disso, 600 consultas de biometria estão agendadas para os pacientes.
Os atendimentos ocorrem na Ilha São João, onde um centro cirúrgico oftalmológico móvel foi instalado. Os pacientes que estão passando pela cirurgia foram submetidos a exames pré-operatórios, incluindo o de biometria óptica, essencial para o cálculo preciso das lentes intraoculares a serem implantadas. Todos os procedimentos, desde os exames pré-operatórios até o acompanhamento pós-cirúrgico, são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O médico-veterinário Olau Alves Borges, de 69 anos, morador do bairro Conforto, expressou sua satisfação com a iniciativa. Ele já realizou a cirurgia no olho direito e está prestes a operar o esquerdo. Borges destacou a importância do programa para a população, ressaltando que, com o aumento da expectativa de vida, muitos enfrentarão problemas oculares e que, sem essa iniciativa, muitos não teriam acesso a esse tipo de cirurgia.
Os moradores de Volta Redonda diagnosticados com catarata podem se inscrever no programa. Para isso, devem comparecer à Unidade Básica de Saúde ou de Saúde da Família (UBS ou UBSF) mais próxima, levando o cartão do SUS, CPF, um documento com foto, comprovante de residência e o encaminhamento para a cirurgia, que pode ser obtido tanto na rede pública quanto na privada de saúde.