Rio de Janeiro, RJ - Nesta segunda-feira (18/11), o Brasil lançou a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza durante a Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro. A iniciativa conta com a adesão de pelo menos 82 países, 24 organizações financeiras, nove financiadores e 31 instituições de filantropia.¹
A Aliança Global é uma das principais ações do Brasil durante sua presidência no G20. O presidente Lula destacou a importância da aliança, enfatizando a responsabilidade dos membros do G20 em resolver questões de desigualdade.
Entre os países que aderiram à aliança estão Alemanha, Austrália, Canadá, China, França, Índia, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, além de países africanos e latino-americanos.
Além disso, a aliança também conta com a participação de organizações internacionais, como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização das Nações Unidas (ONU).²
A Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza tem como objetivo erradicar a fome e a pobreza extrema até 2030, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Com a adesão de tantos países e organizações, a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza se torna uma das maiores iniciativas globais para combater a fome e a pobreza.