PIRAI - Por volta das 15h50 desta terça-feira (17/12), uma equipe do GPT da 7ª Delegacia da PRF, durante fiscalização de veículos no km 233 da Rodovia Presidente Dutra, na Unidade Operacional de Caiçara, abordou uma carreta Mercedes-Benz, do tipo prancha com comprimento excedente para transporte de veículos, emplacada em Aracruz/ES.
Questionado sobre a viagem, o condutor, de 42 anos, informou que havia transportado três caminhões novos de Juiz de Fora/MG para Medianeira/PR e estava se dirigindo ao Rio de Janeiro/RJ para buscar outros três veículos e levá-los de volta a Juiz de Fora/MG.
A análise do tacógrafo revelou que o motorista estava dirigindo por longas horas sem cumprir o descanso obrigatório exigido por lei. Ao ser questionado sobre o uso de substâncias ilícitas, o caminhoneiro negou. No entanto, durante revista na cabine do veículo, os agentes encontraram, dentro da geladeira, um pote contendo 19 comprimidos da droga conhecida como “rebite”, composta por anfetamina. A substância, cuja venda é proibida no Brasil, é frequentemente utilizada por motoristas para prolongar o tempo ao volante, desrespeitando o descanso obrigatório e aumentando o risco de acidentes.
Diante dos fatos, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o caminhoneiro por porte de drogas para consumo. Além disso, foram adotadas as medidas administrativas cabíveis pelas infrações constatadas, e a droga foi apreendida para posterior destruição.