Na noite desta terça-feira (7), um boletim interno da Polícia Civil do Rio de Janeiro trouxe novidades que causaram surpresa no cenário da segurança pública. O delegado Bruno Gilaberte, um nome de destaque na instituição, foi designado para assumir a 90ª DP (Barra Mansa), uma das delegacias mais importantes da região Sul Fluminense. Gilaberte, que já possui uma vasta experiência na Polícia Civil, também é professor universitário, examinador em concursos públicos e autor de obras sobre direito penal.
A troca de comando na 90ª DP é um dos pontos de maior repercussão, não apenas pela qualificação do delegado, mas também pelo contexto que envolve outras mudanças importantes na estrutura da Polícia Civil. O delegado Bruno Gilaberte assume a unidade no lugar de outros nomes que estavam sendo cogitados. Além disso, a suspensão da nomeação do delegado Antônio Furtado para a delegacia de Volta Redonda também foi um dos eventos que chamaram a atenção na publicação.
Outro anúncio no boletim foi a confirmação de que o delegado Vinícius Coutinho, inicialmente indicado para o 5º Departamento de Polícia de Área (DPA), na capital, continuará no cargo de titular da 93ª DP (Volta Redonda). A manutenção de Vinicius à frente da unidade foi comemorada por muitos, que destacam seu bom trabalho à frente da delegacia.
Mudanças também foram registradas em outras unidades policiais da região do Médio Paraíba. Conforme divulgado anteriormente, a 88ª DP (Barra do Piraí) ficará sob o comando do delegado Rodolfo Atala, que deixa a 89ª DP (Resende). Em Resende, quem assume o cargo é o delegado Michel Floroschk, transferido da 100ª DP (Porto Real). Marcello Russo, ex-titular da 167ª DP (Paraty), passa a comandar a unidade de Porto Real.
Essas mudanças fazem parte de uma série de ajustes na estrutura da Polícia Civil, com o objetivo de reforçar a segurança e otimizar o trabalho das delegacias.