Barra Mansa realiza operação para combater posse ilegal de animais silvestres

Ação coordenada pela Guarda Ambiental resultou no resgate de 15 animais que agora passarão por reabilitação especializada

Sérgio Faria
25/09/2025 15h00 - Atualizado há 6 horas
Barra Mansa realiza operação para combater posse ilegal de animais silvestres
FOTOS: Divulgação

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está realizando uma operação especial em todo o território do município com foco no combate à posse ilegal e ao comércio irregular de animais silvestres. A ação, coordenada pela Guarda Ambiental, tem como objetivo principal promover a entrega voluntária desses animais, conforme previsto em lei, além de autuar aqueles que mantêm ou comercializam ilegalmente a fauna silvestre.

Nesta quarta-feira, dia 24, a Guarda Ambiental realizou uma importante etapa da operação, que resultou na recuperação de 15 animais silvestres. Entre eles, estavam diversas espécies de pássaros como corrupião, trinca-ferro, canário-da-terra, curió e tico-tico.
Os animais resgatados estão sendo encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado na cidade de Lorena, no interior de São Paulo. No local, eles passarão por avaliação veterinária especializada e triagem, com o intuito de possibilitar a reabilitação e a posterior reintrodução na natureza.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, destacou a importância da operação. “Nosso trabalho vai além da fiscalização. É uma ação de conscientização e respeito à vida. Animais silvestres pertencem à natureza, e manter essas espécies em cativeiro compromete não apenas o bem-estar delas, mas também o equilíbrio ambiental. Estamos atuando para garantir que essas práticas ilegais sejam combatidas com firmeza, mas também com orientação à população”, afirmou o secretário.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Barra Mansa com a preservação ambiental e o bem-estar da fauna silvestre. A Secretaria de Meio Ambiente lembra que manter animais silvestres em cativeiro sem autorização legal constitui crime ambiental. A população pode colaborar com a proteção da biodiversidade por meio de denúncias e da entrega voluntária de espécies mantidas de forma irregular. O contato com a equipe do Meio Ambiente pode ser feito através do telefone: (24) 2106-3408.

 


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tudoaconteceonline.com.br/.