Em dois dias de evento, mais de cinco mil pessoas passaram pela FLIB 2025. A Feira Literária Barrense segue até domingo (5) na Praça Nilo Peçanha, no Centro de Barra do Piraí. A programação variada e para todas as idades inclui shows, oficinas, contação de histórias, palestras e lançamentos de livros.
Oportunidade única para mais de 20 escritores barrenses que estão participando da feira. Com o público bem próximo, eles tem a possibilidade de apresentar as histórias, contar sobre a carreira e os trabalhos já publicados e ainda ampliar a divulgação dos livros.
A Julia Maria é formada em pedagogia. A família dela, há mais de 100 anos, propaga a Folia de Reis em Barra do Piraí. Por sete anos, participou dessa tradição saindo na folia como palhaça. As poesias que ela declamava foram a inspiração para os dois livros que escreveu e está lançando na FLIB 2025.
“A Folia de Reis é uma tradição, que veio da Europa, para catequisar quem vivia aqui utilizando músicas que contam passagens bíblicas e a história de Jesus. Desde então, os grupos visitam casas de devotos e propagam a tradição. Cada integrante tem uma função e os palhaços representam os soldados de Herodes. Foi essa minha história que me impulsionou a virar escritora. Trouxe aqui pra feira os livros ‘O Canto da Menininha’ e ‘Menininha Poeta na Folia de Reis, que é um livro para colorir”, contou a escritora que recebeu o público infantil do estande da Prefeitura de Barra do Piraí.
A secretária de Educação de Barra do Piraí, Cleide Mara Rocha, também fez o lançamento de um trabalho que publicou de forma independente. “O título do meu livro é ‘Prazer, eu sou a Cultura’. Eu não poderia perder a chance de fazer parte da FLIB 2025 como escritora. A Feira Literária Barrense está transformando nossa cidade. É com educação que vamos avançar e fazer um futuro melhor” afirmou Cleide.
Além dos livros, os visitantes têm diversas atrações para assistir. Como a apresentação da Cia Mimos do Brasil, um grupo da cidade de Valença. “Nós trouxemos a apresentação ‘Histórias pra Boi Dormir’. É tão bom ver a praça lotada e sentir a empolgação das crianças”, contou o ator Josué Soares.
Alunos e professores das redes públicas e privadas de Barra do Piraí e cidades vizinhas estão aproveitando as atrações gratuitas organizadas pelo Instituto Dagaz. “Barra do Piraí nos recebeu de braços abertos e com muita vontade de fazer uma feira especial. A Praça Nilo Peçanha está recheada de muita cultura”, disse Marinez Fernades, presidente do Instituto Dagaz.
Os estudantes da Escola Municipal Manoel Fonseca tiveram uma manhã diferente nesta sexta-feira (03). O Henrico Medeiros, de 10 anos, adorou sair da sala de aula e visitar a FLIB. “Eu passei nos estandes e o que eu mais gostei foi o que tinha livros de Anime e Mangá”, contou Henrico.
Foi a professora Tânia Maria Prado quem acompanhou o passeio. “A literatura e o incentivo a leitura promovem o crescimento pedagógico das nossas crianças. O contato com os livros é primordial e eu torço para que essa feira se repita e que possamos trazer os alunos muitas vezes”, disse a professora.
Para a prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, receber um público tão expressivo nos dois primeiros dias mostra o desejo da população barrense em consumir cultura. “Barra do Piraí é uma cidade de conhecimento, cultura e muitos livros. Estudantes, professores e as famílias estão aproveitando tudo o que planejamos com toda dedicação”, afirmou Katia Miki.