Centro de Especialidades Odontológicas de Barra do Piraí avança nos atendimentos e redução da demanda reprimida

Demanda reprimida foi reduzida, principalmente nas especialidades de Buco Maxilo, Endodontia e Odontopediatria

Sérgio Faria
22/07/2025 16h04 - Atualizado há 10 horas

Barra do Piraí - Após 7 meses da nova gestão de Barra do Piraí, o Centro de Especialidades Odontológicas da Secretaria Municipal de Saúde reduziu consideravelmente a demanda reprimida herdada dos anos anteriores. Após mudanças nos processos de regulação, os atendimentos tiveram uma melhora tanto no tempo de espera quanto na eficácia dos tratamentos. 

Segundo a gerente de Especialidades Odontológicas, Carina Lemos da Silva, o principal causador do número expressivo de pacientes na fila de espera desse setor, encontrado pela nova gestão, foi a falta do processo de regulação.

“No início do ano de 2025, o agendamento para as especialidades odontológicas era realizado de forma direta pelo paciente, que procurava o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) por conta própria, sem passar por qualquer processo de regulação. Essa prática resultava na ausência de gestão clínica baseada no Protocolo Municipal de Saúde Bucal, gerando, consequentemente, uma demanda reprimida em todas as especialidades ofertadas”, disse Carina. 

Diante disso, o departamento implantou um novo processo de agendamento, agora através de regulação. Assim, visando otimizar o fluxo de encaminhamentos e garantir a adequada utilização dos serviços especializados, os encaminhamentos passaram a ser realizados pelas Equipes de Saúde Bucal (ESB) da Atenção Primária, obedecendo rigorosamente aos critérios estabelecidos no protocolo municipal.

Como resultados dessa organização, a fila de espera de atendimentos das especialidades, de janeiro até julho, apresenta os seguintes números: fila de espera para Buco Maxilo caiu de 800 pacientes para 122 (redução de 84,75%); Endodontia caiu de 538 para 22 (redução de 95,91%); Odontopediatria caiu de 384 para 2 (redução de 99,48%) e Prótese Dentária caiu de 970 para 474 (redução de 51,13%).

Outra especialidade odontológica importante, a Periodontia, está passando por uma revisão de seu protocolo clínico. No dia 28 de julho está agendada uma capacitação para os profissionais da rede, ocasião em que será apresentado e discutido o novo protocolo específico para a especialidade. A partir dessa atualização, é esperado que também haja uma diminuição drástica da demanda reprimida referente à Periodontia.

Além disso, Carina completa esse certame apontando que, com o intuito de garantir um atendimento ágil para casos que demandam atenção diferenciada, “as especialidades de atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais e de Diagnóstico Oral/Estomatologia não possuem fila de espera, uma vez que, devido à sua especificidade e prioridade clínica, os pacientes têm acesso direto à agenda dos profissionais responsáveis”.

Outros fatores que auxiliaram na redução das filas de espera foram: a realização de 13 matriciamentos em Cirurgia Oral Menor, capacitações profissionais nas especialidades de Endodontia, Cirurgia Oral Menor e Odontopediatria e, por fim, triagens seguidas de tratamentos em pacientes do Centro TEA e usuários do CAPS e Centro POP.

O secretário de Saúde e vice-prefeito, Cristiano Almeida, destacou o crescimento operacional e organizacional do CEO, ressaltando que esse desenvolvimento é o objetivo de todo departamento da pasta.

“O Centro de Especialidades Odontológicas tem avançado de maneira organizacional e operacional, assim como buscamos fazer em todos os departamentos de nossa pasta. Garanto à população que estamos trabalhando dia e noite para entregar um serviço altamente profissional, especializado e humanizado”, finalizou Cristiano.


Notícias Relacionadas »