A Prefeitura de Volta Redonda, por meio das secretarias municipais de Assistência Social (Smas) e Esporte e Lazer (Smel), promoveu nesta sexta-feira, dia 3, duas sessões de cinema gratuitas para mais de 1,8 mil idosos no Cine 9 de Abril, na Vila Santa Cecília. O evento, que faz parte das comemorações pelo Dia da Pessoa Idosa – 1º de outubro, contou com a participação do prefeito Antônio Francisco Neto, do deputado Munir Neto, da secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela, e da subsecretária de Assistência Social, Larissa Garcez.
Idosos assistidos pelos mais de 70 grupos de convivência da Smas, grupos da Smel e alunos da Academia da Vida assistiram ao filme “Uma advogada brilhante”, protagonizado por Leandro Hassum.
O prefeito Antônio Francisco Neto reforçou a importância de proporcionar momentos de lazer, cultura e socialização para a terceira idade. “O compromisso da nossa administração é continuar investindo em políticas públicas que respeitam e acolhem nossos idosos. Porque envelhecer com dignidade, respeito e alegria é um direito de todos”, afirmou.
“Dia 1º foi o Dia Internacional da Pessoa Idosa e Volta Redonda vai comemorar o mês todo. Em Volta Redonda, todo dia é dia do idoso. Sou presidente da comissão da pessoa idosa na Alerj e mostramos para todo Estado do Rio como Volta Redonda é referência no atendimento à terceira idade”, destacou o deputado Munir Neto.
A subsecretária de Assistência Social, Larissa Garcez, destacou que essa ação é só a primeira de muitas que virão até o fim do mês. “O intuito é comemorar e reforçar a importância do atendimento à população idosa e dos nossos programas e projetos que atuam para o envelhecimento saudável. Nossa cidade já é referência, mas a gente está cada dia mais ressaltando que as práticas esportivas, culturais e assistenciais fazem a diferença na vida das cerca de 55.380 pessoas idosas que vivem aqui, o que corresponde a aproximadamente 21% da nossa população, pessoas que construíram Volta Redonda”, afirmou.
“Esse evento é uma das comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa. Mas como eu sempre costumo dizer, em Volta Redonda, todo dia é dia do idoso. A gente está muito feliz. A gente sabe que a melhor prevenção é o movimento. Viva a melhor idade. Viva Volta Redonda, que tem a sensibilidade de cuidar daqueles que construíram a nossa cidade”, reforçou a secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela.
A Dona Irany Dias Camargo da Rocha, do grupo de Convivência da Vila Brasília, falou sobre a importância de ações como essa para a terceira idade. “Eu estou com 85 anos, tenho um problema na perna, mas vou assim mesmo. É muito bom. A gente encontra as amigas, conversa. É uma maravilha essa oportunidade de vir ao cinema assistir um filme, assim como as viagens. O Neto é um amor”, afirmou.
“Eu agradeço ao prefeito Neto por dar esses passeios para a gente. É uma maravilha. Eu amo Volta Redonda e amo o Neto”, disse Dona Maria de Lurdes, do grupo de convivência do bairro Vila Mury.