INGLATERRA - O mundo do rock sofreu uma grande perda nesta segunda-feira (21) com a morte de Paul Di’Anno, ex-vocalista dos dois primeiros álbuns do Iron Maiden. O cantor, que tinha 66 anos, faleceu em sua casa em Salisbury, na Inglaterra, após anos enfrentando graves problemas de saúde. Di’Anno, que estava confinado a uma cadeira de rodas nos últimos tempos, continuava a se apresentar, e seu último show ocorreu em agosto deste ano, na Polônia.
Um ícone dos primeiros dias do Iron Maiden
Paul Di’Anno foi o primeiro vocalista do Iron Maiden a gravar com a banda, e sua voz marcou profundamente os álbuns “Iron Maiden” (1980) e “Killers” (1981), ambos considerados clássicos do heavy metal. Ele integrou a banda entre 1978 e 1981, um período crucial para o desenvolvimento do som do Iron Maiden, conhecido por misturar a crueza do punk com o peso e técnica do metal. Apesar de não ter sido o vocalista original – antes dele, Paul Day e Dennis Wilcock passaram pelo grupo – foi com Di’Anno que o Maiden começou a ganhar projeção internacional.
No entanto, sua passagem pela banda foi relativamente curta. Em 1981, ele foi demitido devido a problemas pessoais e foi substituído por Bruce Dickinson, que se consolidaria como o frontman definitivo do Iron Maiden.
Carreira pós-Iron Maiden
Após deixar o Maiden, Paul Di’Anno seguiu uma carreira solo e formou bandas como Di’Anno e Battlezone, além de lançar trabalhos esporádicos em diversos projetos. Ele manteve uma relação especial com os fãs brasileiros, onde se apresentou mais de 115 vezes, segundo o Setlist.FM. O Brasil se tornou um de seus principais mercados, e sua última passagem pelo país ocorreu em março de 2023, quando se apresentou em Aracaju.
Um legado imortal no metal
Di’Anno deixou uma marca indelével na história do metal com seu estilo vocal agressivo e carismático, que ajudou a definir os primeiros sucessos do Iron Maiden. O show no Rainbow Theater em 1981, durante a turnê de “Killers”, continua sendo lembrado como um dos grandes momentos da banda e foi eternizado em vídeo.