11/10/2024 às 20h16min - Atualizada em 11/10/2024 às 20h16min

Eleições: já podemos falar de 2028?

Nomes para a sucessão de Neto já começam a ser ventilados em Volta Redonda

Rafael Moura

Rafael Moura

Apresentador do Programa Bom Dia Cidade, da Rádio Cidade do Aço FM 103,3

Rafael Moura
As eleições municipais em Volta Redonda trouxeram uma votação histórica de Antônio Francisco Neto, prefeito reeleito que conquistou seu sexto mandato com expressivos 73% dos votos válidos. Essa vitória reafirma, mais uma vez, a força de Neto na política local e seu profundo enraizamento na cidade. Neto é conhecido por sua habilidade política, e um de seus primeiros movimentos após a eleição foi garantir a aliados importantes um lugar em seu governo. Em entrevista ao Bom Dia Cidade ele disse que, entre esses aliados estão alguns vereadores não reeleitos, que contribuíram significativamente para sua vitória, e que agora terão uma nova oportunidade de visibilidade política dentro da administração.
 
No entanto, com essa reeleição, Neto enfrenta um desafio crucial e maior: a preparação de um sucessor para as eleições de 2028. O nome mais ventilado até o momento é o de seu irmão, o deputado Munir Francisco, que, devido à proximidade familiar e ao capital político, surge como um candidato natural. Ainda assim, a disputa pelo Palácio 17 de julho promete ser intensa, com outros grupos e lideranças já de olho em uma possível candidatura que passam necessariamente pelas eleições de 2026.
 
Entre os nomes cotados, ligados de alguma forma ao próprio governo Neto para uma futura disputa, destaca-se Renan Cury, o vereador mais votado dessa eleição, com mais de 5 mil votos. Renan deve testar a confirmação de seu capital político candidatando-se a deputado estadual em uma repetição de dobrada com Dr. Luizinho para federal. Renan já tentou uma vaga na Alerj há dois anos, sem sucesso, porém agora mais fortalecido com sua reeleição para a Câmara Municipal com expressiva votação, pode abrir caminho para um resultado positivo em 2026, consolidando seu nome como um potencial prefeitável.
 
Outro nome que desponta é o do vereador e radialista Betinho Albertassi, que foi reeleito e é apontado como candidato provável à Câmara dos Deputados em 2026. À boca miúda circula a informação que seu primo Edson Albertassi, ex-deputado estadual, estaria de olho em um possível retorno à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, o que pode resultar em uma dobradinha familiar. Se Betinho tiver uma performance positiva nas urnas daqui a dois anos, também poderá se tornar um candidato viável para a prefeitura de Volta Redonda.
 
No campo da oposição, o empresário Mauro Campos, que ficou em segundo lugar nas eleições com 20 mil votos, ainda é uma incógnita quanto ao seu futuro político. Não está claro se ele tentará outro cargo nas eleições de 2026 e, por tabela, se se arriscará novamente na disputa pela prefeitura em 2028.
 
Outra novidade é a possível ascensão de Arimathéa, ex-prefeito de Pinheiral que, ao que tudo indica, estará no páreo para 2028, mas isso depende também de seu desempenho nas eleições de 2026, onde pode tentar uma vaga na Câmara dos Deputados, em uma dobradinha com o deputado estadual Jari. Contudo, esse plano pode enfrentar um obstáculo interno no próprio partido (PSB), com o vereador reeleito Raone, que foi o segundo mais votado da cidade com mais de 4 mil votos. Raone tem potencial para disputar uma vaga como deputado federal, o que poderia dividir votos dentro do partido e comprometer a estratégia de Arimathéa.
 
Essas movimentações políticas apontam para uma disputa acirrada dentro e fora das bases de Neto, com diversos atores buscando se posicionar desde já para as próximas eleições municipais. Enquanto isso, o Partido dos Trabalhadores (PT) enfrenta o desafio de se reestruturar após um desempenho pífio, sem conseguir eleger sequer um vereador. Informações sugerem que um novo grupo dentro do partido pretende reorganizar a sigla em Volta Redonda, o que pode representar uma renovação necessária para que a legenda volte a ser competitiva na cidade.
 
O cenário para 2028 já começa a se desenhar, e as próximas eleições de 2026 serão cruciais para a definição dos futuros candidatos à prefeitura de Volta Redonda. Afinal, 2028 é logo ali.
Link
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://tudoaconteceonline.com.br/.